Usuária do Gestor RP fica em segundo lugar em premiação
A premiação ocorre de acordo com a avaliação morfológica individual dos animais, analisando as medidas de conformação, a fim de identificar maior potencialidade de produção de leite.
Uma das atrações mais visitadas da Festa de Maio foi a Exposição Agropecuária, com a participação de animais de diversas espécies. Entre elas, a exposição contou com a presença de 14 terneiras, oriundas de 10 produtores de leite do município, das quais, seis foram premiadas.
A premiação ocorre de acordo com a avaliação morfológica individual dos animais, analisando as medidas de conformação, comparadas a um padrão de tipo considerado ideal, estabelecido para uma determinada raça.
A conformação ou a raça de algumas espécies de vacas influenciam na sua potencialidade de produção e a sua longevidade, assim como a facilidade de trabalho de ordenha e parto, pois quando uma vaca tem um bom tipo funcional, ela terá maior possibilidade de produzir grandes volumes de leite em várias lactações.
O julgamento foi realizado pelo Médico Veterinário Silvano Carvalho do Departamento Técnico da Empresa Select e membro da Associação da raça Gadolando, do Estado de Minas Gerais.
A Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, destacou a importância do momento e da participação dos produtores de leite do município “Foi um momento muito importante para nós e principalmente para os produtores, pois oportunizou um momento de aprendizado para que entendessem de forma mais clara sobre as práticas de manejo adequadas, pois a criação de terneiras requer muitos cuidados especiais, para que o animal tenha um bom potencial produtivo.” finaliza.