Manual Fiscale.vc

Manual do Fiscale

  1. Painel Gestor
  2. Cadastros
  3. Manutenções
  4. Consumo de Energia
  5. Mapa das Manifestações
  6. Agenda das Manifestações
  7. Gráficos
  8. Relatórios

Expandir Painel Gestor:

 

Menu/Painel Gestor

    Após logar no sistema, o usuário tem acesso inicialmente ao Painel Gestor. Este apresenta de forma resumida onde e qual a situação atual de todas as manifestações cadastradas no portal para o seu setor. Ao lado esquerdo temos as opções que são oferecidas pelo sistema, estas serão explicadas detalhadamente ao longo do manual.

    É possível clicar em um dos 5 tipos de manifestações no topo da pagina (Denúncias, Reclamações, Solicitações, Sugestões e Elogios) para ir diretamente ao Mapa de Manifestações somente com esse tipo.

    Nesta tela é possível visualizar detalhadamente todas as manifestações que se possui, sendo possível clicar na manifestação no mapa para abrir seus detalhes, adicionar uma notificação ou finalizar a manifestação. Abaixo do mapa tem-se uma listagem com todas as manifestações e seus respectivos dados, essa listagem permite a exportação para arquivos PDF e Excel.


Expandir Cadastros:

 

    No menu ao lado esquerdo, como segunda opção, temos os cadastros. Estes são a base para o funcionamento da plataforma. Ao clicar sobre a aba Cadastros serão expandidos os cadastros do sistema. Todos estes seguem a mesma base, onde possuem os dados necessários para preenchimento, a opção de adicionar ou limpar e uma listagem abaixo onde se pode selecionar um dado já cadastrado para que seja possível alterar, excluir ou verificar seu histórico de modificações (linha do tempo).

 

    1. Cadastro de Bairros:

          Para se cadastrar um novo bairro, deve-se informar seu nome e se deseja obrigar a informação de endereço complementar (rua, avenida, número, etc) na manifestação realizada pelo cidadão. Este cadastro será utilizado pelo cidadão para informar o bairro que ocorreu a manifestação, assim como nos relatórios.

 

    1. Cadastro de Custos:

          Para se cadastrar um novo Custo de Manutenção é necessário informar o nome completo da manutenção, um nome reduzido e o seu valor. Este será utilizado futuramente pelo realizador do serviço para informar os custos que a manutenção/manifestação teve.

 

    1. Cadastro de Equipamentos:

          Para se cadastrar um novo equipamento, é obrigatório informar somente sua descrição, podendo ser adicionadas informações como sua vida útil, seu consumo em W no caso de lâmpadas e ainda adicionar uma observação.

 

    1. Cadastro de Nova Manutenção:

          Para cadastrar uma nova manutenção é necessário informar sua categoria, seu bairro, um endereço (que pode ser selecionado no mapa), alguma observação se desejado, seu estado, se este está danificado e se foi reformado. Este cadastro será visível nas Manutenções através de um mapa, o qual trará as informações com base neste cadastro.

 

    1. Cadastro de Motivos de Recusa:

          Aqui serão cadastrados os motivos pelos quais alguma manifestação será recusada. Para isso, basta informar um motivo e se esse é interno ou externo (ou ambos).

 

    1. Cadastro de Parâmetros:

          Aqui são cadastrados os parâmetros base do sistema. O nome da Prefeitura, uma modalidade padrão, um telefone para contato e uma manifestação padrão.

 

    1. Cadastro de Setores:

          Aqui são cadastrados todos os setores que terão manifestações direcionadas. Para cadastrar um setor deve-se informar sua descrição, informar uma cor para seu título (que aparecerá no Painel Gestor), se este possui um setor pai (caso se tenha um setor que é dividido em subsetores, informa-se o setor “pai” para cada subsetor) e se este é Gestor ou não (gestores não podem agendar a realização de manifestações, podem apenas visualizar todos os dados dos outros setores).

 

    1. Cadastro de Manifestações:

          Nesta tela é possível cadastrar e alterar manifestações. Para se cadastrar uma nova manifestação é necessário preencher os campos: setor, assunto, dados do solicitante (este pode ser anônimo), a categoria, o tipo da manifestação e o endereço (pode ser selecionado no mapa ao lado). O bairro é uma informação complementar do problema identificado pelo cidadão.

 

    1. Cadastro de Usuários:

          Nesta tela são cadastrados todos os usuários do sistema gestor. Para se cadastrar um novo usuário deve-se informar seu login, nome completo, sua senha, a confirmação da senha, o e-mail, sua empresa e seu setor. Para impedir que um usuário acesse o painel gestor, temos duas opções: desmarcar a opção de ativo na situação ou excluir seu cadastro. Uma vez excluído, o usuário não poderá mais ser recuperado/ativado.

 

    1. Cadastro de Tipos de Manifestações:

          Aqui são cadastrados os tipos de manifestações e para qual setor estas são designadas. Para isso deve-se informar o Tipo de Problema, a Categoria a qual ele se aplica, se este necessita de endereço, se é um chamado interno, se possui prazo de conclusão e marcar os setores que poderão atender esse tipo de solicitação. É possível ainda escrever uma resposta automática para que o cidadão receba ao enviar a manifestação deste tipo bem como uma justificativa para atrasos.

 

  1. Cadastro de Vereadores:

        Nesta tela são cadastrados os vereadores da cidade a quem o cidadão poderá designar a fiscalização da realização de sua manifestação. Para cadastrar um novo vereador deve-se informar um nome, seu partido, telefone, a data de início e a data de fim de seu mandato.


Expandir Manutenções:

 

Manutenções

    Nesta tela aparecem todas as manutenções cadastradas no sistema. Ao clicar em cima de um ponto de manutenção esta trará mais informações, como quando deve ser a próxima inspeção do objeto. Também é possível ir até o cadastro desta manutenção através do clique no simbolo do relógio.


Expandir Consumo de Energia:

 

Consumo de Energia

    Ao cadastrar novas manutenções do tipo iluminação, estas aparecerão no mapa de consumo de energia. Este, com base nos dados cadastrados, trás um consumo médio de energia e seu valor, além de mostrar o mapa de calor de iluminação da cidade.


Expandir Mapa das Manifestações:

 

Mapa das Manifestações

    No mapa das Manifestações aparecem todas as manifestações feitas pelos cidadãos no local designado. É possível filtrar por tipo de manifestações, para isso, clique em “Filtrar Tipos de Solicitações” e após selecionar os filtros desejados,clique ao lado em “Atualizar Manifestações”. Pode-se também clicar na manifestação no mapa para se obter mais informações sobre a mesma, assim com utilizar da listagem abaixo do mapa para verificar mais informações sobre as manifestações. Através do clique é possível realizar mais ações nas manifestações, como aceitar, recusar, agendar e finalizar.
    Para se mover pelo mapa, clique em um ponto qualquer e arraste o mouse. Agora para realizar zoom no mapa, clique duas vezes no mesmo ponto com o clique esquerdo, para desfazer o zoom, faça o mesmo processo com o clique direito.


Expandir Agenda de Manifestações:

 

Agenda de Manifestações

    Nesta tela será possível ver todas as manifestações competentes ao setor, apresentando um resumo em cima do que se tem pendente, o que está atrasado e o que está programado para essa semana. Para realizar o agendamento, deve-se clicar em ‘agendar’ na manifestação que se deseja, após clicar no dia e horário desejado no calendário abaixo. Feito isso, aparecerá uma tela com os dados selecionados, basta clicar em incluir e a manifestação estará agendada.


Expandir Gráficos:

 

Gráficos

    Nesta tela temos gráficos que são gerados a partir dos filtros selecionados. Estes gráficos mostram: Solicitações por Bairro; Solicitações por Categoria de Problema; Solicitações por Setor e Solicitações por Plataforma


Expandir Relatórios:

 

Gráficos

    Aqui temos relatórios de todo o sistema, para isso, basta selecionar o relatório desejado, selecionar os filtros e clicar em ‘Pesquisar’. Feito isso, será aberta uma nova aba no navegador com o relatório, podendo este ser salvo em PDF, Word ou Excel.